Pesquisar este blog

Que assunto te interessa mais?

Seguidores

terça-feira, 19 de outubro de 2010
Entra mês, sai mês, mas a impressão é que seus cabelos continuam no mesmo comprimento? Pode não ser apenas uma leve sensação, e é possível, sim, que você tenha fios preguiçosos. Mas isso não acontece do nada. Em geral, os fios crescem de meio a 1,2 centímetros por mês. Quando ficam muito abaixo dessa medida, há algumas explicações. "Disfunções dos hormônios sexuais e da tireoide, além de deficiências nutricionais, dietas muito rigorosas e anemia são algumas das causas para o problema de crescimento do cabelo", afirma o dermatologista Ademir Jr., especialista em tricologia (medicina capilar). E tem mais. Madeixas mal cuidadas, quebradiças e ressecadas também têm o seu crescimento interrompido.


Pergunta 1: A alimentação pouco interfere no crescimento dos cabelos


Resposta correta: b) Falso

Nota: Os cabelos são feitos de proteínas, queratina, lipídeos, ceramidas, açúcares, mucina e minerais Para repor estas substâncias dos fios, proteínas e gorduras poli-insaturadas devem fazer parte da sua alimentação. Peixes, cortes magros de carne vermelha, nozes e castanhas são alimentos cujos nutrientes acabam usados na construção das fibras capilares.


Pergunta 2: Um cardápio rico nos minerais Cobre, Ferro e Zinco ajuda a fortalecer os fios


Resposta correta: a) Verdadeiro

Nota: Estes minerais também compõem as fibras capilares e dão uma força ao crescimento. São boas fontes deles: Cobre: nozes, castanhas e ostras; Ferro: fígado, gérmen de trigo, amêndoas, passas, feijão, lentilha e folhas escuras; Zinco: carnes, gérmen de trigo, levedo de cerveja, ostras, nozes, gema de ovo e óleo de linhaça.


Pergunta 3: O couro cabeludo mal cuidado e oleoso dificulta o processo de crescimento?


Resposta correta: a) Verdadeiro

Nota: "Varie sempre o xampu e o condicionador, e use um xampu de limpeza profunda (uma vez por semana ou a cada 15 dias) para retirar excessos de químicas, sujeira e oleosidade para que o couro cabeludo respire melhor. As impurezas obstruem os poros e impedem que novos fios saiam. Lave os cabelos com xampu de jaborandi, que estimula a circulação sanguínea do couro cabelo, mas em excesso resseca os fios; use uma vez por semana", explica o cabeleireiro Marcus Corazza. Evite a água muito quente.


Pergunta 4: Quando o cabelo não cresce, é melhor não cortar


Resposta correta: b) Falso

Nota: Mantenha as pontas sempre aparadas, e não espere que elas se abram para poder cortar, isso enfraquece os fios.


Pergunta 5: A hidratação dos fios faz a diferença no crescimento
?

Resposta correta: a) Verdadeiro

Nota: O crescimento fica prejudicado quando os fios estão ressecados, quebradiços e enfraquecidos. Mantenha os cabelos sempre hidratados, usando frequentemente uma boa máscara capilar (em casa ou no salão). Cuide das camadas de queratina. Se tiverem comprometidas por químicas, faça cauterização.


Pergunta 6: Cabelo solto é aliado do cabelo comprido
?

Resposta correta: a) Verdadeiro

Nota: Deixe o cabelo respirar. "Quando ele vive abafado em lenços, boinas, rabos ou coques, ou molhado, os fungos podem proliferar e os fios podem ficar quebradiços, dificultando o crescimento", diz o cabeleireiro Marcus Corazza.


Pergunta 7: O xampu precisa ser específico para fazer o cabelo crescer
?


Resposta correta: b) Falso

Nota: O xampu, em si, interfere muito pouco na solução do problema. "De qualquer forma, se você quiser investir em produtos específicos, procure fórmulas com princípios ativos que estimulam a circulação, como é o caso dos óleos essenciais e dos nicotilatos", diz o dermatologista Ademir Jr. Ao lavar, faça uma massagem vigorosa no couro cabeludo (isso estimula o crescimento). Mas só use os dedos, e não as unhas.


Pergunta 8: Existe tratamento para fazer o cabelo crescer
?

Resposta correta: a) Verdadeiro

Nota: Uma pessoa com queda de cabelo não tem necessariamente problema no crescimento dos fios. Há casos em que os dois problemas coincidem, mas isso não é uma regra. A terapia para os cabelos voltarem a crescer inclui, além de loções específicas, boa alimentação e a correção dos problemas hormonais, quando é o caso. Em geral, após três meses de acompanhamento médico, você já nota o crescimento voltando ao normal.

0 comentários:

Postar um comentário