Pesquisar este blog

Que assunto te interessa mais?

Seguidores

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010



Você enfrentou a pinça ou a cera ou o laser, ou algo que o valha, e agora que acabou o sofrimento, já pode relaxar, certo? Só se não se importar em correr o risco de ter irritações, alergias e foliculite. É isso mesmo: a depilação exige cuidados antes, durante e depois, para garantir uma pele lisinha e perfeita, como deve ser. Muitas vezes, o resultado do método pode ser potencializado pelos cuidados após a retirada dos pêlos.

“Existem diversos géis e cremes específicos para esse momento, que além de proporcionar alívio, têm efeito calmante também para a pele”, explica a dermatologista Kátia Lutfi (SP), especializada em medicina estética. “O mais importante é jamais usar produtos com álcool, desodorante inclusive, até 12 horas após o procedimento. Eles agridem a pele, gerando até pequenas lesões”. A profissional acredita que existem cuidados básicos, que podem e devem ser seguidos antes da aplicação de qualquer técnica depilatória.

Nessa cartilha de boas regras pós-depilação, entram a não-exposição imediata ao sol, a atenção aos cremes e óleos corporais, a limpeza da pele e o uso de roupas leves e folgadas. “O sol pode provocar manchas, mesmo com a aplicação do filtro solar. Tomar banho antes de ir à depiladora é essencial para evitar que resíduos influenciem no resultado do método. E quem só usa jeans, lycra ou peças apertadas deve investir em roupas mais soltas depois de depilar-se”, afirma a especialista.

Segundo a dermatologista Eliandre Costa Palermo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), cada área do corpo exige cuidados especiais após a retirada dos pêlos. “Depois de depilar pernas e virilha, não é recomendado usar roupas apertadas para não causar irritação na pele. Nas axilas, nada de cremes ou desodorantes logo após a depilação, porque podem provocar ardência, irritações mais sérias e até foliculites”, explica a especialista. “Na região do buço e mento, é preciso aplicar uma loção refrescante para acalmar a região e usar um bom filtro solar para evitar possíveis manchas”.

Em relação ao sol, dúvida mais comum quando se fala em cuidados depois da depilação, a exposição depende de cada método. “É essencial evitar a exposição por pelo menos 24h após o procedimento”, afirma a médica. No caso de depilação a laser, é preciso ainda mais atenção e buscar a orientação do profissional de sua confiança é fundamental. Outra dúvida comum é a respeito da hidratação. “Deve-se esperar algumas horas antes de usar o hidratante, pois como os poros abertos podem ocorrem alergias e irritações. O que indico é aplicar um gel de efeito calmante, a base de camomila, por exemplo, para amenizar a irritação”, conta.

De acordo com a dermatologista Lilian Estefan (SP), “usar gelo ou compressas geladas também pode ajudar a acalmar a pele após a depilação”, um segredinho caseiro refrescante e barato para quem não tem um creme específico à mão, no caso de irritações. Se a pele estiver cortada, manchada ou infeccionada, aí não tem jeito: procure um médico para que seja prescrito o melhor produto para o seu caso.

Dicas essenciais para uma pele bonita após a depilação

1- Faça depilação com a pele limpa para evitar infecções;

2- Depile-se após o banho. O vapor abre os poros e amolece os pelos;

3- Evite expor a pele à água do mar e usar perfumes por 24 horas após a depilação, para evitar irritações;

4- Em áreas com irritação, inflamação, ferimentos, verrugas ou veias varicosas, jamais deve ser passada a cera ou gilete;

5- Acalme e hidrate a pele depois, com um pós-depilatório sem álcool.

6- Esfolie a pele hidratada antes da depilação;

7- Evite o sol por alguns dias;

8- Não manipule os pêlos encravados;

9- Não use roupas apertadas ou sintéticas

10- Não reutilize métodos depilatórios sob o risco de infecções, cortes e irritações.
Yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário